Após o sucesso da Caravana Bahia Sem Fogo na Chapada Diamantina, o Governo do Estado, por meio do Grupo de Trabalho (GT) do programa, liderado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), iniciou nesta segunda-feira (20) as atividades na região Oeste do estado, com foco na prevenção de incêndios florestais; ao todo, 13 cidades serão contempladas.
No primeiro dia da ação, que vai até 7 de junho, o município de Barra, localizado a cerca de 649 km de Salvador, recebeu técnicos, educadores ambientais, bombeiros e brigadistas no Centro Cultural Avelino Freitas. Com a presença de secretários do município, brigadistas e demais lideranças, ocorreu um momento de escuta para troca de informações e também uma apresentação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) abordando sobre a importância da prevenção para evitar os incêndios florestais.
Todas essas medidas visam reforçar a rede de conhecimento e ação contra os incêndios na região. Além do município de Barra, a Caravana Bahia Sem Fogo passará nesta primeira semana por Buritirama, Mansidão e Formosa do Rio Preto. Em seguida, de 27 a 31 de maio, a equipe estará em Ibotirama, Muquém de São Francisco, Wanderley e Morpará. Por fim, de 3 a 7 de junho, estão previstas visitas aos municípios de Cotegipe, Cristópolis, São Desidério e Barreiras.
Bahia Sem Fogo
O Programa Bahia Sem Fogo é coordenado pela Sema, por meio do GT, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as secretarias de Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Casa Civil, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa).
Incêndios Florestais
Historicamente, os incêndios ocorrem com maior frequência durante os meses de maio a dezembro, período de estiagem na maioria da Bahia. A cada ano, o programa Bahia Sem Fogo vem aperfeiçoando sua atuação, realizando campanhas anuais de prevenção e fiscalização voltadas para os municípios com maior ocorrência de incêndios florestais no estado, situados nas regiões da Chapada Diamantina e oeste baiano.
Fonte: Ascom/Inema
Sem comentários:
Enviar um comentário