08 fevereiro 2024

NAZAROS 2024: PORTARIA JUDICIAL MANTÉM PROIBIÇÃO EM BAIANÓPOLIS

  

    Desde o ano de 2020 o Juiz da Comarca de Baianópolis mantém proibição através de portaria judicial que não se permite que cidadãos saiam fantasiados nas ruas e avenidas de Baianópolis na quarta-feira de cinzas, em 2024 previsto para o dia 14/02/24. A citada portaria foi publicada em 2020 ano por causa da indignação popular externada através de abaixo-assinados, e, também do crescente número de ocorrências registradas na delegacia da cidade. E, vem sendo cumprida com o acompanhamento fiscalizatório da policia militar, polícia civil e guarda civil municipal. 

    Até o presente momento não há divulgação de portaria autorizando que esse evento aconteça, com isso a portaria de proibição continua vigorando.

   A Proibição foi feita pelo Juiz e pela Promotoria Pública tendo como base o clamor popular com abaixo assinados e relatórios policiais, onde foram informadas inúmeras ocorrências de vandalismo na cidade.    As pessoas flagradas serão encaminhadas à delegacia para apresentação pelo crime de desobediência à determinação judicial.



    Os nazaros refere-se a uma prática antiga que ocorria em algumas localidades em que os nazarenos, seguidores de Jesus de Nazaré, eram impedidos de viver ou praticar sua fé abertamente nessas comunidades. Essa proibição muitas vezes resultava de preconceitos religiosos ou intolerância por parte de outras pessoas na região. É importante promover a liberdade religiosa e o respeito mútuo entre diferentes crenças para construir uma sociedade mais inclusiva e diversificada. Esse texto diverge totalmente do que ocorre no município de Baianópolis, em que algumas pessoas se fantasiam, alguns com usos de chocalhos, berrantes, saem pelas ruas da cidade e por causa do anonimato que as fantasias proporcionam, "tocam o terror" depredando o patrimônio público e particular dos cidadãos baianopolenses. 

Sem comentários:

Enviar um comentário