19 setembro 2019

PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NA ESCOLA ESTADUAL PIO ALVES DOS SANTOS EM BAIANÓPOLIS


      Foram promovidas hoje (19) nos três turnos (matutino, vespertino e noturno) na Escola Estadual Pio Alves dos Santos palestras sobre Prevenção ao Suicídio da Campanha Nacional Setembro Amarelo. Os esclarecimentos foram ministrados pelas Psicólogas Larissa Pinto e Thays Batista aos estudantes do Ensino Médio.  
     As palestras tem como esclarecer aspectos relacionados às ocorrências de suicídio estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Segundo as psicólogas, há dados de ocorrências em crianças a partir de 8 anos que tentaram suicídio, estendendo dos jovens até a terceira idade. 
      Com isso, aos amigos e familiares a observação é primordial, é preciso estarem atentos aos primeiros sinais como ocorrência de isolamentos, falta de vontade de realizar atividades que gostava rotineiramente, e o nítido afastamento dos amigos, além de mudanças constantes na forma de se vestir com a utilização de vestimentas de mangas longas que possam esconder alguma automutilação, além de pensamentos de pensamento de "resolver tudo".
      As psicólogas informam que é imprescindível prestar atenção a esses sinais e se aproximar desses adolescentes com uma boa conversa, não tendo uma abordagem discriminatória ou condenatória, mas sim, aconchegante ou acolhedora. Sempre é recomendado procurar um profissional especializado no assunto, como psicólogos e/ou psiquiatras se necessário.
 
     O Centro de Apoio de Valorização à Vida (CVV) é responsável pela campanha nacional de prevenção ao suicídio denominada "Setembro Amarelo". Essa campanha visa conscientizar e prevenir, alertando a população a respeito da realidade desse fato em nosso país, no mundo. o CVV possui um número de contato gratuito (188) que está pronto a dar todo o apoio necessário para atender as pessoas que dele necessitam.




Publicidade:

Sem comentários:

Enviar um comentário