15 agosto 2025

Batalhão da Polícia Militar será instalado em Luís Eduardo Magalhães atendendo indicação do Deputado Antonio Henrique Jr




Política: O município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, terá um novo Batalhão da Polícia Militar (BPM), conforme anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues nesta segunda-feira (11). A criação do 27º BPM atende a uma indicação oficial do deputado estadual Antonio Henrique Júnior (PP), apresentada ainda em maio de 2023, por meio do documento 26604/2023.

    Atendendo indicação do deputado Antonio Henrique Júnior, Governador Jerônimo Rodrigues oficializa criação do 27º BPM de Luís Eduardo Magalhães | Foto: Ascom Deputado AHJ

    A proposta foi baseada em argumentos técnicos e dados socioeconômicos que destacam o crescimento acelerado da cidade, fundada em 2000 e hoje com mais de 100 mil habitantes. O município é o sexto maior PIB da Bahia e responsável por cerca de 60% da produção de grãos do Estado.

Crescimento populacional e desafios na segurança

Com o forte desenvolvimento econômico e o fluxo constante de migrantes vindos de estados vizinhos como Maranhão, Piauí, Goiás e Tocantins, Luís Eduardo Magalhães tem enfrentado problemas relacionados à segurança pública, como o aumento do tráfico de drogas, roubo de cargas e conflitos agrários.

    Atualmente, a cidade é atendida pela 85ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), cuja área de cobertura é comparável ao tamanho do Estado de Sergipe. Com a criação do 27º Batalhão da Polícia Militar , o município passa a contar com uma estrutura própria para intensificar o policiamento e garantir respostas mais ágeis às demandas da população.

Articulação do deputado Antonio Henrique Júnior

    Autor da proposta, o deputado Antonio Henrique Júnior comemorou a decisão do governador e destacou o impacto positivo da nova estrutura para o Oeste baiano. “Fiz esse pedido ao governador com base em dados concretos e na realidade que conhecemos de perto através do nosso mandato. Agradeço ao governador Jerônimo por atender essa demanda e por priorizar a segurança pública no Oeste. Esse batalhão vai representar mais estrutura, mais policiamento e mais tranquilidade para quem vive e trabalha na região”, afirmou.

    A medida faz parte de um amplo pacote de reestruturação da segurança pública na Bahia, anunciado pelo governador, que visa melhorar a presença policial em regiões estratégicas do Estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário