30 setembro 2020

INCÊNDIO CRIMINOSO DEVASTA PROPRIEDADES RURAIS EM BAIANÓPOLIS HÁ 5 DIAS

Cabeceira de Riacho da Cerca - Baianópolis


    Na zona rural de Baianópolis especificadamente no povoado de Guaíras a 70 km da sede, um agricultor de forma irresponsável e criminosa, ateou fogo na vegetação da fazenda dele e não conseguiu controlar. A secretaria municipal de Meio ambiente de Baianópolis tinha emitido a portaria nº 04/2020, de 23 de setembro de 2020 que determina a suspensão da permissão do uso de queimadas, até o dia 31/12/2020, mesmo assim como costumeiro nesses tempos a ação desastrosa foi cometida e o resultado é um dos piores incêndios da história de Baianópolis. 

     Segundo informações de moradores dos povoados onde o fogo percorreu já são 5 dias que avança entre povoados e vem queimando tudo o que encontra pela frente. Os Pequenos agricultores nada podem fazer pela dimensão da queimada que avança incontrolavelmente. Já os agricultores do Povoado de Cascudeiro que possuem maquinários fizeram acero para tentar evitar um mega prejuízo nas propriedades do povoado e evitar que propague ainda mais. 

    Na tarde de ontem (29/09) integrantes dos grupos Ascom Notícias Baianópolis encaminharam imagens e vídeos relatando que o fogo já estava na Cabeceira de Riacho da cerca e o fogo está indo em direção à reserva da Cabeceira de Tabua. 

   O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Baianópolis entrou em contato a brigada estadual, e foi informado que as equipes estão ocupadas em outras frentes de combate a incêndios em outras cidades, e também em outros estados. Relatou ainda que, o município de Baianópolis não tem condições estruturais para o combate a um incêndio desta proporção. E, só poderia tentar controlar com a possibilidade do apoio de apoio do corpo de bombeiros e outros órgãos.


Faça a sua melhor escolha para vereador em Baianópolis

iMA do João Balbino - nº 25.555






Sem comentários:

Enviar um comentário