29 dezembro 2022

Angical: Ao menos três mil famílias ficam isoladas após água de barragem transbordar e destruir estrada


 

   Ao menos três mil famílias que moram na zona rural de Angical, município do oeste da Bahia, ficaram isoladas depois que a água da Barragem de Ouriçangas transbordou e destruiu uma estrada na quarta-feira (28).

  A Prefeitura de Angical informou que deve fazer uma obra paliativa para tentar resolver a situação. Questionada sobre uma solução definitiva, a gestão municipal afirmou que não tem condições de pagar R$ 5 milhões para construir uma nova estrada.

   Por enquanto, as pessoas passam pela estrada a pé, através de um pedaço de madeira colocado no local.

   Não é a primeira vez que os moradores de Angical passam por essa situação. Em dezembro do ano passado, eles precisaram se deslocar de barco após a ponte da cidade cair por causa dos temporais.

Chuva na Bahia

   O Governo da Bahia publicou, na terça-feira (27), no Diário Oficial do Estado, dois decretos que determinam ações para combater os efeitos das intensas chuvas que atingem municípios do interior do estado, além de declarar situação de emergência em 52 cidades.

   Além do decreto estadual, mais 24 municípios estão em estado de emergência a partir de decretos municipais. Outras 20 cidades já estavam em situação anteriormente, ao todo no estado são 100 cidades em emergência.

   O estado tem 246.995 pessoas atingidas pelas chuvas em 115 municípios, segundo os dados, divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).

   Além disso, 2.439 estão desabrigados, 25.157 desalojados e 246.995 foram afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Nove pessoas ficaram feridas e duas pessoas morreram.

Fonte:G1

Sem comentários:

Enviar um comentário