09 dezembro 2021

Câmara aprova urgência para projeto que reduz poder de governador sobre PM de todos os estados



   A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta 4ª feira (8.dez.2021) requerimento de urgência para projeto que reduz o poder de governadores sobre as polícias militares. Agora, a proposta poderá ser votada mais rapidamente em plenário.

   Trata-se do PL (projeto de lei) 4.363 de 2001. O texto ficou parado por anos, mas foi ressuscitado em 2018 por pressão da Frente Parlamentar da Segurança Pública, popularmente conhecida como Bancada da Bala. A urgência foi aprovada por margem estreita. Foram 264 votos contra 141. Eram necessários ao menos 257 votos para aprovação....

   A urgência foi aprovada por margem estreita. Foram 264 votos contra 141. Eram necessários ao menos 257 votos para aprovação.

   O relator é o deputado Capitão Augusto (PL-SP), coordenador da Bancada da Bala. Ele afirma que a proposta ainda pode ser alterada antes da votação do mérito. Mais cedo, porém, divulgou um parecer. Leia a íntegra (545 KB) A proposta altera, por exemplo, a forma de escolha dos comandantes-gerais das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares. Determina que eles sejam nomeados a partir de “lista tríplice elaborada pelos oficiais possuidores do curso de comando e estado maior”.  

   Além disso, cria um mandato de 2 anos para quem ocupar o cargo, dificultando a demissão. Também confere a quem ocupar o cargo “as mesmas prerrogativas de secretário de Estado”. O trecho “enfraquece o controle do Governador sobre as corporações militares estaduais”, segundo nota técnica (leia a íntegra, 193 KB) do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.



Sem comentários:

Enviar um comentário