A FUNDIFRAN, através do Núcleo Técnico do Território Bacia do Rio Grande - Lote 05, no município de Baianópolis, por meio do edital 001/2016 SDR/BAHIATER, vem realizando as visitas técnicas individuais aos agricultores familiares cadastrados nessa chamada, cumprindo todo o protocolo de Segurança contra a Covid-19.
Entre as atividades de visitas destacamos o manejo dos quintais produtivos com poda nas fruteiras. Foram realizadas orientações e práticas de podas e adubação orgânica nas fruteiras dos quintais produtivos, com foco em práticas agroecológicas, tendo objetivo de organizar e obter produção de qualidade e consequentemente contribuir na segurança alimentar e nutricional das famílias.
As podas possibilitam o controle de porte das plantas, além de incentivar a floração e frutificação.
Existem ainda, diversos tipos e com objetivos diferentes. Nas visitas, foram realizadas podas de produção nas frutíferas, com ênfase nas de limpeza, manutenção e de rejuvenescimento, que consistem na eliminação dos galhos secos, doentes e improdutivos. Onde contribuirá no equilíbrio e correção da arquitetura das plantas, permitindo entrada de luz solar e obtendo boa produção com frutos de qualidade. Além disso, após as podas, foi aplicada a pasta bordalesa nas partes podadas cobrindo a lesão e tronco das plantas no controle e prevenção de doenças fúngicas principalmente nos citrus. Assim sendo, o manejo e tratos culturais tem uma grande influência no desenvolvimento produtivo das plantas frutíferas.
Texto/imagens: Fundifran
Sem comentários:
Enviar um comentário