31 maio 2021

BAIANÓPOLIS: FUNDIFRAN ORIENTA AGRICULTORES FAMILIARES AUMENTAR A PRODUÇÃO DE FRUTÍFERAS ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE PODA


    A FUNDIFRAN, através do Núcleo Técnico do Território Bacia do Rio Grande - Lote 05, no município de Baianópolis, por meio do edital 001/2016 SDR/BAHIATER, vem realizando as visitas técnicas individuais aos agricultores familiares cadastrados nessa chamada, cumprindo todo o protocolo de Segurança contra a Covid-19.

    Entre as atividades de visitas destacamos o manejo dos quintais produtivos com poda nas fruteiras. Foram realizadas orientações e práticas de podas e adubação orgânica nas fruteiras dos quintais produtivos, com foco em práticas agroecológicas, tendo objetivo de organizar e obter produção de qualidade e consequentemente contribuir na segurança alimentar e nutricional das famílias.
As podas possibilitam o controle de porte das plantas, além de incentivar a floração e frutificação. 
   Existem ainda, diversos tipos e com objetivos diferentes. Nas visitas, foram realizadas podas de produção nas frutíferas, com ênfase nas de limpeza, manutenção e de rejuvenescimento, que consistem na eliminação dos galhos secos, doentes e improdutivos. Onde contribuirá no equilíbrio e correção da arquitetura das plantas, permitindo entrada de luz solar e obtendo boa produção com frutos de qualidade. Além disso, após as podas, foi aplicada a pasta bordalesa nas partes podadas cobrindo a lesão e tronco das plantas no controle e prevenção de doenças fúngicas principalmente nos citrus. Assim sendo, o manejo e tratos culturais tem uma grande influência no desenvolvimento produtivo das plantas frutíferas.

Texto/imagens: Fundifran

Sem comentários:

Enviar um comentário