26 janeiro 2022

Escritora baianopolense lança coleção didática para estudantes


Silvailde S. Martins Rocha, baianopolense, concluiu o Magistério na Escola Normal Rogério Rêgo, foi professora do Município nos anos 1990, fez Mestrado em Políticas Educacionais pela Universidade de Brasília e hoje é palestrante e escreve livros didáticos de Língua Portuguesa para crianças na fase do Ensino Fundamental.


Os livros da escritora já estão na 3ª edição. Trata-se da “Coleção Clássicos de ontem para os dias de hoje” que tem alcançado diversas escolas, milhares de crianças em todo o Brasil e brasileiros que moram em outros países e estudam a língua materna através das suas obras.

O destaque do trabalho está na exposição de textos em prosa e verso de autores consagrados pela literatura brasileira. Também apresenta a gramática de modo prático para as crianças através das fábulas e textos que louvam as virtudes e a sabedoria, traz de volta o ensino da caligrafia, reforça os treinos de ortografia e introduz textos interdisciplinares. Percebe-se na obra que a autora se esforça para desenvolver o método de aprendizagem clássica por meio da sequência lógica de conteúdos e das ênfases necessárias para o aprendizado da língua materna de modo pleno, eficaz e correto.

A mais recente obra da autora para crianças de 11 e 12 anos reúne textos relevantes a partir do eixo língua, pátria, família, fé e cultura. Este trabalho além de enaltecer a base fundamental fonêmica e estruturante da Língua Portuguesa, também oferece atividades de leitura e interpretação de textos selecionados e ensina a sequência do método objetivo para a composição, feita a partir da escrita modelar. O ponto alto desta mais nova produção da autora é o resgate das práticas cívicas, dos símbolos nacionais e do conhecimento da biografia de homens notáveis da História do Brasil e da literatura universal.

Silvailde costuma dizer que seus livros são para todos aqueles que desejam aprender a língua materna. “A idade apresentada é apenas um paradigma inicial, ou seja, a partir dela, mas todas as pessoas de 8 a 99 anos, que têm sede e desejam aprender de forma lógica e sequenciada a nossa língua de cada dia, este material certamente será muito útil”. Conclui a autora

 

2 comentários:

  1. Resultado de muita dedicação. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela reportagem... É muito gratificante mostrar aos conterrâneos que temos baianopolenses notáveis na sociedade, e valorizá-los... e o trabalho dessa escritora em específico, é muito bom, na minha opinião, deveria ser utilizado nas escolas de todo o município... parabéns Silvailde... 👏👏👏👏

    ResponderEliminar