14 novembro 2021

ALERTA: Homens baianopolenses são extorquidos por criminosos em perfis falsos de mulheres em redes sociais

Foto: Arte Alan Machado/Ges

    Os crimes cometidos com o uso da internet cada vez mais vai se transformando, desta vez, homens na maioria casados são contactados através Whatsapp com fotos de mulheres novas geralmente perfis pertencentes a alguma mulher conhecida pela vítima, começam a conversar normalmente por conhecer a rotina familiar e também profissional (dados coletados em redes sociais como o facebook e instagram), e a partir daí, dão início ao golpe. De uma conversa amistosa, trocam fotografias íntimas, a pessoa que está por trás do perfil falso, começa a alegar estar passando por dificuldades financeiras e pede uma certa quantia em dinheiro não muito alta, e que os depósitos serão realizados em conta de uma suposta amiga "laranja do esquema". 

    No transcorrer do golpe, quando notam que a vítima não mais emprestará dinheiro, descobrem o perfil da esposa, namorada ou alguém que se relacione e partem para a segunda parte do golpe. Começam a mandar mensagens à companheira, e, depois faz print e encaminha para a vítima. E, começam as chantagens, que se o homem não efetuar o pagamento de valores que variam de R$ 400 a 1.500,00 reais, terão fotos íntimas espalhadas em grupos da cidade.

   E, outra modalidade é o uso de perfis de meninas adolescentes que depois de enviar fotos íntimas, e receber fotos da vítima, o criminoso se passa como se alguma autoridade policial fosse, alegando que é pai da "menor" e que procederá ao registro da ocorrência por aliciamento de menor, e com isso, é instalado o golpe, que para não proceder a pessoa teria que depositar quantias, e quando a vítima cede,pelo receio de ter o nome relacionado a um processo dessa natureza, são repassados valores cada vez maiores.

     Na delegacia de Baianópolis há ocorrências registrada desta natureza, que representa apenas uma ponta do número de casos que ocorrem, e que por vergonha não prosseguem com o registro.

   Fica o alerta para quem tem predisposição a trocar mensagens em redes sociais, sejam elas no whatsapp ou facebook, porque o que é oferecido demais é desconfiar sempre, e, se caiu em algum golpe desta natureza registrem a ocorrência na delegacia mais próxima.

Sem comentários:

Enviar um comentário