22 novembro 2021

Petrobras anuncia que não conseguirá atender demanda de combustíveis em dezembro

  A Petrobras anunciou que não atenderá novamente 100% dos pedidos de distribuidoras por combustíveis em dezembro, em meio à manutenção de um cenário de demanda atípica vista também em novembro. “Assim como no mês de novembro, os pedidos de diesel encaminhados pelas distribuidoras para o mês de dezembro foram atípicos e superiores ao mercado esperado para este período”.

   Atualmente, a companhia opera seu parque de refino com fator de utilização de aproximadamente 87%. De acordo com a CNN Brasil, a Petrobras disse ainda que há atualmente dezenas de empresas cadastradas na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), reguladora do setor, aptas para importação de combustíveis e que possuem condições de atender essa demanda adicional.

   O cenário ocorre enquanto importadoras e distribuidoras de combustíveis têm apontado defasagem nos preços de diesel e gasolina praticados pela Petrobras no mercado interno em relação ao exterior. Isso torna o valor do combustível da estatal mais baixo que o importado, gerando uma escalada de pedidos.

   A Petrobras – responsável por quase 100% da capacidade de produção de derivados do petróleo no Brasil – vem sendo pressionada por diversos segmentos no país para segurar os valores internos, e reduziu ao longo do ano a periodicidade de reajustes, em busca de evitar volatilidades.

   No entanto, o Brasil não é capaz de suprir a demanda crescente do mercado apenas com produção doméstica e, por isso, depende cada vez mais de importações.

Com informações da CNN Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário